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Tutorial: Como criar um prompt manualmente

2 minutos de leitura

Este tutorial explica como criar um prompt manualmente na Talkey. É fundamental definir no prompt todas as regras de personalidade, fluxos de atendimento, restrições e diretrizes, para garantir que a IA se comporte da maneira correta durante as interações.

Lembrando que esse tutorial apresenta apenas um exemplo de corpo do prompt. Em situações mais detalhadas com fluxos longos e regras, você pode utilizar outras linguagens, como XML, e estruturas para o melhor entendimento da IA.


  1. Acesse a área de configuração do agente
    No painel do Agente na Talkey, acesse a aba Configurações e inicie o prompt no campo “Prompt Personalizado”. No campo Prompt Personalizado, comece descrevendo a identidade e a personalidade da IA.
    • Inclua características como: acolhedora, profissional, empática, organizada, etc.
      • Como boa prática definimos no início do prompt as “Regras de Ouro”, que são regras extremamente importantes para o fluxo.
      • No exemplo, implementamos a regra “SEMPRE CONSULTA A FERRAMENTA SEARCH_VECTOR_TOOL PARA RESPONDER PARA O USUÁRIO”, a ferramenta SEARCH_VECTOR_TOOL é o como nomeamos as Fontes, dessa forma a IA vai utilizar como aprendizagem e respostas apenas o conteúdo colocado nas Fontes.

2. Defina personalidade, responsabilidades e fluxos

  • Especifique as responsabilidades da IA. Crie fluxos estruturados como: recepção inicial, identificação da necessidade e qualificação do cliente.
    • É importante nessa etapa, especificar suas responsabilidades, descrever a personalidade que a IA deve tomar e qual é o seu papel no atendimento.

3. Adicionando intenções, etiquetas e Funis

No prompt, defina as ferramentas que a IA deve utilizar.
Digite @ para adicionar uma ferramenta, que pode ser uma intenção, uma etiqueta ou um funil.
Associe corretamente cada ferramenta à situação correspondente, garantindo que a IA execute a ação mais adequada.

3.1. Intenções

Para adicionar as intenções configuradas (Para saber mais, acesse o tutorial de intenções) digite um @ que será listado todas as intenções. No exemplo, utilizamos a intenção “Tutorial Talkey”, note que definimos o momento e exemplos de uso.

3.2. Etiquetas

Para adicionar etiquetas em conversas, existem duas possibilidades, vinculá-las à uma intenção ou especificar no prompt as situações de vínculo.

  • Para a intenção, acesse a configuração da intenção e defina a etiqueta no campo “Adicionar etiqueta”.

  • Para vincular diretamente uma ação via prompt, digite @ para visualizar as opções disponíveis:
    • @Add Label to Customer
    • @Remove Label to Customer
  • Após selecionar a opção desejada, insira o nome da etiqueta e especifique o momento exato em que ela deve ser adicionada (usando @Add Label to Customer) ou removida (com @Remove Label to Customer).

3.3. Funil

Configure os critérios para direcionamento ao funil, como perfil do cliente, nível de interesse e momento oportuno (Saiba mais através do tutorial de Funil). Para adicional um Funil, digite @ para visualizar as opções disponíveis:

  • @Add Customer to Funnel
  • @Move Customer from Funnel Step

Após selecionar a opção desejada, insira o nome do funil, nome da etapa do funil, valor do negocio e temperatura do negócio. Além disso, especifique o momento exato em que ela deve ser adicionada (usando @Add Customer to Funnel) ou quando o cliente deve ser movido de etapa (com @Move Customer from Funnel Step).

4. Defina as diretrizes importantes
Estabeleça boas práticas (o que a IA deve sempre fazer) e restrições (o que deve evitar). Isso garante consistência no atendimento.

5. Crie exemplos práticos de diálogos
Inclua exemplos práticos de conversas, mostrando como a IA deve responder e quando aplicar etiquetas ou acionar ferramentas.

6. Revisar e salvar
Revise todo o prompt, verifique se todas as regras de personalidade, fluxos e restrições estão bem definidos, e então salve a configuração do agente.


Conclusão

Ao criar um prompt manualmente, você garante que a IA siga corretamente as regras de personalidade, aplique os fluxos de atendimento e respeite as restrições definidas. Isso proporciona um atendimento consistente, profissional e alinhado às necessidades da sua empresa.

Atualizado em 23 de setembro de 2025

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